quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mateus 25.31-46 - De qual lado você está?

       Chegamos ao final de mais um capítulo. Nesses versículos nosso Senhor Jesus descreve o dia do julgamento final e algumas circunstâncias referentes a esse dia. Em primeiro lugar aprendemos que o próprio Jesus será o juiz no último dia. Naquele grande e espantoso dia será o nosso salvador e sumo sacerdote que julgará toda a terra. Os ímpios que desprezam o evangelho e recusam-se a crer em Cristo não fazem ideia de que Ele mesmo os julgará! Isso é muito sério!

       Nesse dia haverá uma divisão em duas grandes categorias: os que forem achados em Cristo serão posto entre as ovelhas (à sua direita) e os que não forem achados em Cristo serão colocados entre os cabritos (à sua esquerda). A separação não será feita de acordo com posição social, denominação religiosa, raça ou língua e sim de acordo com a fé em Deus.

       Falemos um pouquinho agora de como o julgamento será conduzido. O juízo final será um julgamento com base em “evidências” e as obras dos homens serão as testemunhas. Seremos julgados não pelo o que dissemos, mas pelo que fizemos; não pelo que professamos, mas por aquilo que praticamos. Não temos dúvidas de que nossas obras não nos tornarão justos diante de Deus! Somos justificados pela fé, sem as obras da lei. Mas a nossa fé é testada pela qualidade de nossa vida e nossos frutos! A fé que não tem obras, por si só está morta (Tg 2.17)

       Para os crentes, o juízo final será motivo de alegria. Ao ouvirmos “Vinde, benditos de meu Pai!” certamente teremos nossos corações maravilhados e gratos pela misericórdia do nosso Deus, por ter completado a obra que iniciou em nossas vidas. Porém, para os não convertidos, esse dia será um dia de confusão e angústia. Ao ouvirem o nosso Salvador dizer “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno” certamente eles se lembrarão atemorizados de terem se recusado a negar a si tomar a cruz de Cristo!

       Ao final do julgamento, o resultado será imutável e sem fim. Tanto a miséria dos perdidos como a felicidade dos salvos serão eternas. É impossível descrever a bem-aventurança da vida eterna! Ela ultrapassa o poder da concepção humana. Da mesma forma, é impossível descrever as misérias da punição eterna. Jamais teremos ideia dessas realidades, até que o Grande dia chegue!

       Então, de que lado de Cristo você estará no último dia? À sua direita ou à sua esquerda? Não descansem até que possam responder satisfatoriamente a essa pergunta! Abandone o seu pecado, tome a sua cruz e siga a Cristo!


                                                        Ana Talitha Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário