quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mateus 22.1-14

       Vemos aqui mais uma incrível parábola! Como nas últimas duas que foram proferidas por Cristo, essa começa abordando o mesmo assunto: A rejeição a Deus pelo seu próprio povo, Israel.

       O que vemos aqui é a imagem de um rei que celebrou as bodas de seu filho. Entretanto todos os seus convidados rejeitaram categoricamente este convite! (E não foi só uma única vez, o rei tornou a convidá-los, mas, novamente, houve rejeição por parte deles). Como resultado o rei manda matar a todos e destruir a cidade em que viviam como forma de punição àquele ato de desapreço e desprezo.

       Na sequência o mesmo rei manda que seus servos busquem novos convidados nas "encruzilhadas dos caminhos" (em lugares afastados e desconhecidos, além dos muros daquele reino) para que participassem do banquete ao seu amado filho. De forma que sua 'sala de jantar' estava repleta de convidados! Entretanto no momento em que o rei entra no local, estando todos à sua espera sentados ao redor da mesa... nota-se alguém que não possuía as vestes adequadas para aquela ocasião, as vestes nupciais! Esse alguém estava no palácio do rei sem se apresentar de forma digna. Sendo assim foi ordenado que ele fosse lançado fora, nas trevas!!!

       Que tremenda lição para todos nós! Nosso Senhor nos diz que muitos são chamados, mas, poucos, escolhidos! O evangelho é anunciado todos os dias para nós e para muitas outras pessoas ao redor do mundo, a Biblia nos constrange a nos arrependermos de nossos pecados e nos voltarmos para Cristo. Devemos estar atentos para não confundirmos o 'chamado' com a 'eleição'. Muitos baseiam sua salvação (indiretamente) em formalismos e por isso se acham salvos. É um grande perigo nos escondermos atrás dos meios de graça pensando que nossa salvação é garantida por aquilo que fazemos!

       Você se acha diferente dos outros porque acorda cedo para orar? Acha que é mais importante que outros porque sabe mais as Escrituras do muitos? Pensa que para certas pessoas não há salvação por estarem praticando pecados que você nunca praticaria? O apóstolo Paulo tem algo a dizer para você: "Aquele, pois que pensa estar de pé veja que não caia" (1 Co 10.12). Irmãos, muitas vezes ACHAMOS que não agimos dessa forma porque não estamos nos auto-examinando como deveríamos. Passamos pouco tempo do dia refletindo sobre nossas próprias atitudes e menos ainda sondando nossos corações para ver onde há caminhos maus.

       Alguém que procede dessa maneira é louco! Está indo em direção ao juízo final com as vestes de sua própria justiça, achando que será aceito nas glória eterna - como o convidado deste parábola. As únicas vestes que serão aceitas pelo grande Rei no último dia serão aquelas que foram "alvejadas no sangue do Cordeiro" (Ap 7.14). Sem a justiça do Cristo sobre si, nada restará para a sua alma senão tormento por toda a eternidade. Lá haverá choro e ranger de dentes.

       Que Deus tenha misericórdia de nossas almas. Amém.


                                          Israel Quaresma

Um comentário: