segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mateus 25.1-13

No início do capítulo 25, Jesus passa a contar uma nova parábola para exemplificar o reino dos céus. Nesta parábola, ele conta que haviam 10 virgens esperando pelo noivo para uma procissão nupcial, onde elas deveriam carregar lâmpadas e acompanhar o noivo para as bodas. Jesus conta que 5 delas eram néscias, imprudentes, pois levaram consigo apenas as lâmpadas, enquanto as outras 5, que eram prudentes, levaram azeite, o que possibilitava não só acender suas lâmpadas, como também aumentar o brilho delas. O noivo, porém, demora, e as virgens adormecem à espera dele. Porém, à meia-noite, o noivo finalmente chega, as virgens ouvem o grito que avisava da chegada do noivo, e despertam para preparar suas lâmpadas. As néscias, porém, não tendo azeite para acender as suas, pedem um pouco do azeite das prudentes, que negam o pedido, pois não poderia lhes faltar o azeite. As néscias, então, saem para comprar o azeite que lhes faltava, quando o noivo chega ao encontro das virgens que estavam preparadas, e estes foram para as bodas, e as portas foram fechadas. Mais tarde chegam as néscias, pedindo ao noivo para entrar. Ele, porém, nega o pedido, dizendo que sequer as conhece!
A comparação aqui é muito clara, e o ensinamento que Jesus quer passar a seus ouvintes, e a nós, é que ninguém sabe quando Cristo voltará para julgar a terra e buscar os que são seus. As virgens néscias não estavam preparadas para a volta do noivo, elas tiveram tempo para se preparar, mas essas não foram prudentes como as outras. Nós não sabemos quando Cristo voltará, e quando todos virem o Filho de Deus vindo sobre as nuvens, será tarde demais! Aqueles que não tiverem se arrependido de seus pecados não terão mais tempo para fazê-lo, serão pegos de surpresa e não entrarão nas bodas com o noivo.
Será que estamos preparados para a volta de Cristo? Será que quando Jesus voltar, nos encontrará prontos para recebê-lo? Será que já nos arrependemos verdadeiramente de nossos pecados e já buscamos o perdão deles através da justificação em Cristo? Não pense que o ir à igreja, ler a Bíblia diariamente, ou até mesmo escrever artigos profundos e cheios de verdades bíblicas o salvarão do inferno! Não deixe para depois o se arrepender de seus pecados e viver para a glória de Deus, pois não sabemos quando nosso Noivo voltará, e se não estivermos prontos para ele, certamente não partilharemos das maravilhas do reino dos céus.
Portanto, "vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora" em que o filho de Deus voltará
                                                             Lucas Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário