Nestes poucos versículos continuamos a ler o que nos foi apresentado desde o início do capitulo 8: os milagres e curas que Jesus realizou. É importante ressaltar que Cristo fez essas coisas tanto antes quanto depois do sermão do monte (Mt 4.23-25 e 8.1-13). Isso era mais uma das muitas provas de que Jesus o Messias prometido.
Neste pequeno trecho em particular encontramos 2 tipos de pessoas a quem Jesus curava. Justamente aquelas que, no capítulo 7, vemos o Senhor fazendo diferença: Os eleitos e os não-eleitos. (Os dois únicos grupos de pessoas que existem no mundo). O primeiro tipo é representado pela sogra de Pedro (v15) e o segundo pelas multidões em geral (v16).
Em todos os evangelhos podemos reparar que em grande parte dos milagres de Jesus, a cura física era acompanhada da cura espiritual. (E ao longo deste livro de Mateus veremos isso em outras passagens). Foi o que aconteceu com o centurião e com a sogra de Pedro. Em ambos os casos temos o testemunho de que eles seguiram a Jesus e que demonstram fé nele.
Entretanto, não somente os filhos Deus eram alvos de sua bondade e misericórdia. Deus também traz bênçãos aos ímpios. Como vemos em Lucas 19.11-17, por exemplo, depois de Cristo haver curado 10 leprosos, apenas um deles voltou para agradecer e glorificar o seu nome. Semelhantemente muitos se deleitaram em milagres como, por exemplo, o da multiplicação de pães e peixes, mas não perceberam que o pão da vida era o que realmente estava sendo oferecido (João 6.22-40).
No versículo 17 encontramos uma citação do antigo testamento. E, assim, podemos entender que até mesmo os milagres e curas de Jesus foram cumprimento literal de profecias! E, como lemos no início do blog, Mateus escreveu o evangelho com este propósito: provar por ‘A+B’ que tudo o que Jesus fez em sua vida era algo predito nas sagradas escrituras e que os crentes daquela época estavam familiarizados (ou deveriam estar).
Que possamos olhar para Cristo com os olhos da fé e vivermos dia a dia nossas vidas na expectativa de sua segunda vinda. Porque assim como seu sacrifício foi profetizado e, logo depois, concretizado, temos a promessa de que um dia ele voltará para buscar a sua igreja, para nos livrar completamente de toda e qualquer enfermidade (pecado) de uma vez por todas. E isso acontecerá de fato! E espero eu que seja em breve.
Israel Quaresma
Nenhum comentário:
Postar um comentário