quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mateus 15.1-20

       Iniciamos o capítulo 15 com uma passagem muito famosa. Depois da morte de João Batista, da multiplicação de pães e peixes e de Jesus ter andado por sobre o mar, os fariseus e escribas vieram direto de Jerusalém somente para experimentar a Cristo e pegá-lo nalguma falta. Eles já começam com acusações diretas ao nosso Senhor e a seus discípulos perguntando por que eles comiam sem lavar as mãos. E naquele tempo isso era a quebra de uma lei de homens, uma tradição dos anciãos e não um pecado contra a Lei de Deus.

       Jesus responde de forma categórica colocando-os na parede! Por que Cristo, transgredia a lei dos fariseus que em nada era pecado. Mas estes mestres da Lei, transgrediam a Palavra do Senhor ao colocarem seus próprios preceitos à cima daquilo que foi estabelecido como ordem divina!
Na tradição dos escribas e fariseus, o 5º mandamento (honrar pai e mãe) tinha uma exceção: Se alguém se negasse a ajudar financeiramente seus pais alegando os mesmos deveres para com Deus, o mesmo estava livre desta ajuda. Foi uma forma que eles acharam de NÃO honrar pai e mãe tomando o nome de Deus em vão. Ou seja: para não ajudar seus pais, eles diziam que o dinheiro era para Deus e acabavam invalidando a Sua Lei por conta de tradições criadas por eles! E foi nessa 'ferida' que Jesus tocou!

       Logo em seguida nosso Senhor usa palavras duras e ousadas quando se dirige a esses homens chamando-os de hipócritas e aplicando a profecia de Isaías a eles. "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" e "em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens". E, foi nesse contexto que, convocando a multidão, disse "Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem". Na mesma hora seus discípulos avisaram a Jesus que os fariseus se escandalizaram com aquilo que ele havia dito. Os 12 estavam preocupados com as declarações polêmicas do seu Senhor com relação aos mestres da Lei, entretanto nosso Senhor mostra total desprezo dizendo "deixa-os; são cegos, guias de cegos". Jesus não estava preocupado com a reação dos seus ouvintes... Ele simplesmente falava aquilo que havia sido chamado pelo Pai a falar!


       E é nesse texto que nos encontramos com a depravação total da condição humana! Jesus nos alerta dizendo que a nossa verdadeira preocupação deve ser com o nosso íntimo! É o que vem de dentro que contamina o homem e não o que vem de fora. "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe" (Sl 51.5) . A descrição horrível que vemos no versículo 19 de Mateus 15 está se referindo ao SEU CORAÇÃO, caro leitor! De dentro de VOCÊ vem homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias e muito mais!

       Sabendo disso só podemos ter duas reações: a primeira é orar pedindo ao Senhor que nos dê forças por seu Espírito Santo para vencermos a batalha contra nossa própria carne. E a segunda é ficarmos muito atentos com nossos próprios desejos! Devemos SEMPRE desconfiar de nós mesmos e nunca ouvirmos os anseios íntimos de nossos corações e vontades. Eles nos podem ser um laço tremendo no qual podemos nunca escapar.

       Precisamos passar mais tempo refletindo sobre nossas atitudes diárias e meditando em cada ato fazendo, assim, um auto-exame rigoroso todos os dias. Precisamos, ainda, nos encher da Palavra e nos revestir da armadura de Deus (Ef 6.10-20) para que, mesmo depois de termos vencido tudo permanecermos inabaláveis! Que não abaixemos nunca a guarda contra o nosso próprio coração e pecados.

                                    Israel Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário