Nesta primeira parte do texto, O Senhor Jesus nos ensina claramente que o Evangelho não é revelado ao homem sábio deste mundo. Não depende da riqueza, sabedoria e inteligência para que o Evangelho penetre o coração dos homens. Esta é uma obra absolutamente soberana. Por mais que se estude as Escrituras, por mais que se queira entender a Deus, apenas aquele a quem o Filho o quiser revelar, o conhecerá de fato. Paulo expressa desta forma: “...não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” I Coríntios 1.26-29. Percebeu o final do texto? Deus escolheu os pequenos deste mundo para que a glória pertença somente a Ele!
Na segunda parte do texto aprendemos como este nosso Pai amoroso trata seus queridos filhos. Ele convida não os fortes e os que não “precisam de salvação”, mas os cansados e oprimidos. Da mesma forma que Ele não veio para os sãos, que não precisam de médicos, ele também não veio para os sábios e inteligentes, nem para os fortes. Estes, na verdade, não são tudo isso, mas TÊM CERTEZA QUE SÃO! Por isso não buscam lugar de arrependimento.
Quando Jesus diz que seu jugo é suave e seu fardo é leve, ele está fazendo um contraponto às tradições orais que os escribas e fariseus impunham ao povo e que eram difíceis de ser obedecidas, porque eram ordenanças de homens. Quando estas leis de homens eram tomadas como MEIO DE SALVAÇÃO, tornaram-se pesadas demais... No entanto, quando o próprio Jesus fala sobre a Lei, que é sim exigente, Ele mesmo se apresenta como manso e humilde, e o que dá descanso às nossas almas. Nele acharemos prazer em cumprir a Lei de Deus! Você se sente feliz em obedecer a Deus? Seus mandamentos têm sido seu prazer ou têm sido penosos? Este pode ser um bom termômetro para você descobrir se está em Cristo, ou se obedece a tradições humanas, que se tornam jugos pesados!
Simone Quaresma
Nenhum comentário:
Postar um comentário