Estamos diante de um relato muito precioso e que muitas vezes é mal interpretado. Nos textos paralelos de Marcos 9.33-37 e Lucas 9.46-48 percebemos que os discípulos estavam discutindo quem, dentre eles, era o maior no reino dos céus! Uma das primeiras coisas que pensamos é: "como assim?! os seguidores de Cristo em uma discussão tão boba?! Não são eles as colunas da igreja?! os apóstolos do Senhor?! Então porque esse deslize tão medíocre?"
O que devemos ter em mente é que todos eles eram HOMENS! E como tais... nasceram em pecado e tinham em sua carne a semente do mal. Todos nós estamos inclinados a erros como esses. [E se achamos que não... com certeza já caímos no mesmo pecado que eles: o do orgulho]. Tendo isso em mente, imagine a tentação que não deveria ser para esses doze homens querer um pouco da glória do nosso Senhor?! Logo ali, no início do capítulo 10 lemos que Jesus lhes deu TODA a autoridade para expelir demônios, curar doenças e enfermidades! Era muita responsabilidade vinda de Deus para que eles exercessem seu chamado como discípulos. E, não poucas vezes, vemos entre eles essa briga orgulhosa por grandeza! Neste mesmo capítulo 10, Jesus gastou muito tempo falando sobre os sofrimentos e provações que seus discípulos passariam por levarem o nome do Messias consigo, mas parece que a parte que ficou em suas mentes foi somente aquela quando o Senhor dá autoridade e poder.
Então... Jesus coloca uma criança no meio deles e diz "se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus" (v. 3). Aqueles 12 homens que se achavam GRANDES, foram exortados pelo seu Senhor a se ARREPENDEREM de seu orgulho! Reparem nas palavras do texto: "se não vos CONVERTERDES e não vos TORNARDES como crianças"!!!! E o que seria, afinal, ser como criança? Jesus estava se referindo à atitude de dependência e fraqueza delas! As crianças se entregam aos braços de seus pais porque sabem que nada podem sozinhas! Sabem de sua debilidade e total dependência! E era dessa forma que Cristo ensina seus discípulos a se comportarem: em HUMILDADE E TOTAL SUFICIÊNCIA EM SEU MESTRE, O SENHOR JESUS!
PERCEBAM QUE A PRIMEIRA BEM-AVENTURANÇA DESCRITA NO INÍCIO DO SERMÃO DO MONTE É: "Bem-aventurados os humildes [ou pobres] de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mt 5.3). Jesus não diz que o reino dos céus é para os grandes e confiantes. Para os fortes e auto-suficientes, mas para os humildes e pobres de espírito! Para aqueles que não tem nada a oferecer ao seu Senhor senão tristeza profunda pelos seus pecados! A humildade vem de um coração que foi realmente salvo, pois ele sabe que em si não habita bem nenhum (Rm 7.18). Somos apenas criaturas de Deus... TUDO QUE TEMOS E RECEBEMOS vem Dele! Suas noites de sono, seu alimento dia a dia, sua saúde, seus dons e habilidades, emprego, familia, bens, tranquilidade, estudos, amigos, seus sentidos e sentimentos... e o mais importante: a sua SALVAÇÃO! TUDO VEM DELE.
Uma pessoa humilde é aquela que vive para seu próximo considerando-o superior a si mesmo! (Fp 2.3). A humildade é um fundamento essencial do Evangelho pois Jesus Cristo, "subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de sevo e tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2.6-8).
Leitor... se a humildade não é uma de suas características marcantes... fique atento à sua alma para que você não se torne um orgulhoso e que no final dos tempos estará longe da misericórdia e amor daquele que dá graça aos humildes (Tg 4.6). Amém.
Israel Quaresma
Nenhum comentário:
Postar um comentário