quarta-feira, 9 de julho de 2014

Mateus 16.21-28

       Depois de todos esses acontecimentos que vimos no capítulo 16, "começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário sofrer muitas coisas, ser morto e ressucitado no terceiro dia."Não foi  somente nessa ocasião que Jesus alertou que essas coisas aconteceriam com ele... Ao longo de seu  ministério, nosso Senhor foi preparando seus discípulos para o dia em que tais fatos sucederiam (como em Mt 9.15b e 12.40) Mas ao que parece, esta ideia não foi muito bem recebida!

       O mesmo Pedro que havia confessado ser Cristo o Filho do Deus vivo, agora tem a infelicidade de expor palavras dignas de Satanás (v 23).Como pode um homem de Deus dar um testemunho tão impressionante como aquele visto no versículo 16 e logo depois falar tamanha tolice? Primeiramente devemos ter em mente nossa fraqueza espiritual! Somos inclinados a termos pensamentos distantes daquilo que o Senhor revela em sua Palavra. Quando Jesus começa a  mostrar que deveria ser entregue as autoridades, morrer e recussitar... ele  não está fazendo nada além de expor as Escrituras! Tudo isso já havia sido profetizado há muitos anos atrás. Os discípulos eram judeus e conheciam a Lei de Deus, entretanto parece que até o momento, aquelas verdades não tinham sido internalizadas verdadeiramente em seus corações e mentes!

       E quantas vezes não somos iguais? Lemos nossas Bíblias todos os dias (ou deveríamos, não é?) porém mesmo assim passamos por cima de muitas coisas. Devemos ler as  Escrituras com muito mais atenção e oração do que fazemos normalmente para que o Espírito  Santo nos  revele de forma plena as verdades estampadas nela. Vivemos dias em que não temos tempo para nada e nosso tempo de leitura e meditação  na Palavra é menor do que o tempo que passamos no facebook. Mas...Bem-aventurado é aquele que se debruça de dia e de noite na Palavra de Deus em oração. Nossas vidas precisam DE FATO ter as  Escrituras como centralidade.

       Voltando ao texto, percebemos que, mais uma vez, o Evangelho e a mensagem que Cristo traz são totalmente escandalosas e opostas a nossa natureza!!! (1 Co 1.18) Mesmo um dos 12 REPREENDEU JESUS por aquilo que Ele estava dizendo. Pedro ficou impressionado com tamanho vexame e vergonha que viria sobre seu mestre nos próximos dias. Por isso não devemos nos impressionar com pessoas que, nos nossos  dias, dizem que o Evangelho é radical  demais, ou forte demais, ou escadaloso demais! 

       Realmente... isso  é uma verdade! Tanto é que nos versículos de 24 e 25 Jesus diz a seus disípulos que da MESMA FORMA que Ele mesmo tomou sua cruz (que era nossa) e sofreu pela Verdade, seus seguidores também deveriam fazer isso. E aí vem mais um dos grandes paradoxos bíblicos: "quem  quiser salvar a sua vida perde-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á".

       Se a sua fé não tem sido custosa é melhor voce se examinar! O próprio Deus-Homem nos diz que todos aqueles que vivem piedosamente passarão por uma vida de dificuldades contra o pecado, o mundo  e satanás! Se seus dias aqui neste mundo tem sido muito bons, confortáveis e sem nenhum problema...tema! Porque isso é um  indício muito forte que voce não pertence a Deus, mas ao Maligno!

       Que o Senhor tenha misericórdia que cada um de nós a ponto de nos despertar para as suas Verdades diariamente de tal  forma que coloquemos nele nossa salvação e suficiencia! Amém.

                                                        Israel Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário