quarta-feira, 26 de março de 2014

Mateus 5. 7

       Nesta primeira parte do Sermão do Monte, como vimos, temos as bem-aventuranças. É essencial atentarmos para cada uma destas bem aventuranças, por dois aspectos que gostaria de citar rapidamente: o primeiro deles, é que estas bem-aventuranças vêm precedidas e procedidas por promessas. Como diz claramente no texto, seremos bem-aventurados se formos humildes de espírito (v.3), seremos bem-aventurados se formos mansos, e herdaremos o reino dos céus (v.5), seremos bem-aventurados se tivermos misericórdia, pois alcançaremos misericórdia. Outro aspecto rápido a se destacar em relação à importância destas bem-aventuranças é que ao longo do evangelho de Mateus veremos como temos visto essas características (mansidão, misericórdia, humildade) em Cristo Jesus, pelo motivo óbvio de Ele ser o próprio Deus e, como sabemos nosso exemplo maior.

       "Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia." Baseando-se no fato de que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, esse trecho, por mais que não esteja no imperativo - no sentido de dar ordem -, sabemos que devemos ser misericordiosos, como Cristo foi. E é fácil ser misericordioso sentindo pena de alguém ou até dando esmolas, mas devemos mostrar misericórdia no nosso dia-a-dia e gostaria de abordar este assunto de forma diferente: qual a melhor maneira de se mostrar misericórdia? Essa pergunta não é difícil! Cristo mostrou misericórdia pregando o evangelho. Sabemos que uns foram escolhidos para a Salvação e outros para a perdição, claro, é pela justiça Divina que tal coisa acontece, e glórias a Deus por isso, mas por mais felizes que sejamos por termos sido alcançados pela misericórdia de Cristo devemos anunciar as boas novas aos nossos amigos, vizinhos, familiares que não conhecem a Cristo, pois estarão caminhando para a morte eterna se não conhecerem a Cristo. Que forma linda de mostrar misericórdia, pregando o evangelho! Eu diria que é a mais bela de todas, mesmo que seja através de atitudes de submissão à Cristo. 

       Queridos amigos, reflitam nesta pequena passagem desta maneira. Claro, amor maior que o de Deus mostrado através de Cristo, jamais será visto igual, mas que Ele possa ser nosso guia, que sejamos imitadores de Cristo, tendo misericórdia e pregando o evangelho, pois só assim, alcançaremos misericórdia.
                                                                                                    Davi Quaresma

2 comentários:

  1. Que possamos pregar o evangelho através de palavras, de atitudes.Pois somos diferentes do mundo. Que nossos amigos, vizinhos, familiares possam visualizar essa diferencia em nós.

    ResponderExcluir