Começamos a leitura com uma genealogia! Muitas pessoas acham cansativo ler um texto com um monte de nomes estranhos que, às vezes, nunca ouvimos falar e nem conhecemos suas histórias na Bíblia. Mas afinal, o que podemos aprender desta genealogia? O que podemos tirar de edificante ou interessante dela? Veremos algumas lições deste texto.
Mateus abre o livro dizendo que este é o "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão." Nestas poucas palavras ele resume tudo o que vemos nos próximos 16 versículos: Que Jesus é o rei dos judeus por direito, porque vem da linhagem real! Ele é o descendente direto do trono do rei Davi. Ele terá o seu reino estabelecido para sempre, como foi prometido pelo próprio Deus (I Sm 7.16).
À medida que vamos lendo os versos e nomes seguintes, podemos perceber que Mateus já começa nos dando uma pequena pista de como seria esse reino que Jesus veio estabelecer.
Reparem: Começando pelo Rei Davi, vemos que conforme as gerações vão passando, a glória e riqueza dos reis de Israel vão se perdendo! (e vemos isso mais claramente depois que o povo é levado cativo pelos babilônios). Até que chegamos a José! Um simples carpinteiro que não vive em nenhum palácio e não carrega nenhuma coroa na cabeça, apesar de ser descendente direto do rei Davi. Desde já percebemos que o reino que Jesus veio estabelecer não era como os reinos deste mundo que estamos acostumados. Mas isso veremos com mais detalhes nos próximos capítulos.
Por último e mais importante: Enxergamos a completa graça, misericórdia, bondade e providência de Deus em todos os fatos que levaram ao nascimento de Jesus. É só meditarmos na imensidão de pecados da genealogia que vemos aqui. A Bíblia nos mostra todos esses homens e mulheres como exemplos de uma vida de santidade, entretanto não podemos ignorar o fato que todos eles eram como nós: PECADORES.
Vamos tratar apenas dos nomes mais conhecidos na linhagem de Jesus: Temos Judá e seus irmãos que venderam José para mercadores (Gn 37). Temos Davi, que matou um de seus servos para tomar sua esposa para si (2 Sm 11). Salomão que teve centenas de mulheres e se prostrou aos seus falsos deuses (1 Rs 11). Temos, também, Manassés que se envolveu com feitiçaria, sacrificou seu próprio filho em culto a deuses estranhos e fez imagens a esses deuses dentro da própria casa de Deus! (2 Cr 33)
É realmente uma 'família' com histórias horríveis de pecado e rebeldia. Porém a graça de Deus é capaz de perdoar e purificar todos os pecados que vieram antes de Jesus e todos aqueles que viriam depois dele (inclusive os seus)! Porém não podemos nos esquecer de que Deus não é somente amor. Ele também é justo juiz! Todos estes que pecaram, receberam as consequências de seus pecados, mas se arrependeram amargamente e se voltaram para Deus.
E que saibamos que Jesus veio ao mundo APESAR de nós e que Deus nos enviou seu filho Jesus para tomar as nossas dores. Desde o dia do seu nascimento até o dia da cruz ele se humilhou em nosso favor. E é isso que veremos em todo este evangelho. Nunca nos esqueçamos deste sacrifício.
Israel Quaresma
Eu li e gosteii :)
ResponderExcluirMuito Bom! A Palavra De Deus, Ao Mesmo Tempo Que Nos Consola, Confronta. Que Possamos Nos Arrepender Verdadeiramente De Nossos Pecados E Viver Neste Mundo Tendo Sempre Em Mente O Sacrifício Gracioso Que Foi Feito Por Nós, Imerecedores De Qualquer Gota Do Amor De Deus.
ResponderExcluirObs: O Celular Tá Colocando Todas As Palavras Em Maiúsculo rs
Entendi que é só pela misericórdia de Deus que nossos pecados são perdoados e nós somos salvos.
ResponderExcluirComo é interessante que através da genealogia de Jesus, pelos nomes constantes dessa lista, podemos ver tanto a misericórdia de Deus como a nossa miséria, homens imperfeitos e pecadores fazendo parte da família de Deus, como nós. Ele se fez pecado para que nós pudéssemos ser justificados, ele assume o nosso pecado, a forma humana, para que nós assumíssemos a sua santidade e justiça.
ResponderExcluiramei aprender a genealogia de Jesus por esse angulo
ResponderExcluirDeus é maravilhoso!! Trouxe a esse mundo estranho, seu próprio filho para morrer por nós!!! Por um lado nossos corações se enchem de alegria , mas por outro de vergonha e tristeza, pois não merecemos tal sacrifício!!!
ResponderExcluirMuito bom o texto. Graças a Deus pelo seu filho Senhor Jesus Cristo e sua graça salvadora em nossas vidas.
ResponderExcluir