sábado, 15 de março de 2014

Mateus 3. 13-17

        Começamos este pequeno trecho do final do capítulo 3 de Mateus com algo interessante, a primeira aparição pública de Jesus no capítulo acontece. E o fato do que aconteceu nestes versículos ter sido público é muito importante e nós vamos entender porque depois.

       Agora, vemos que Jesus se chega a João Batista para ser batizado. Sabemos que no antigo testamento, o batismo era uma das cerimônias que antecediam o sacrifício, porque um sacerdote não poderia sacrificar sem estar totalmente limpo. A água que lavava a sujeira era um símbolo da Começamos este pequeno trecho do final do capítulo 3 de Mateus com algo interessante, a primeira aparição pública de Jesus no capítulo acontece. E o fato do que aconteceu nestes versículos ter sido público é muito importante e nós vamos entender porque depois.
        
        O interessante é que o batismo representa a lavagem dos pecados, e é por isso que João se recusa a batizar Jesus, Ele não tinha pecado algum para ser lavado. A mensagem de João Batista era de arrependimento, mas Jesus precisava se arrepender de alguma coisa? Então por quê Jesus foi ser batizado, afinal? O que Jesus pretende ao se submeter ao Batismo?

O nosso Senhor está aparecendo pública e voluntariamente como o cordeiro sem defeito. Ele não precisava fazer nada disso, mas Ele veio para cumprir perfeitamente TODA a lei por nós. Jesus não precisava ser batizado, mas quem Ele representava precisava, ou seja, nós. limpeza espiritual que Deus faria no coração. Além disso, para fazer o sacrifício, o sacerdote tinha uma série de etapas e exigências a cumprir meticulosamente para poder fazer o sacrifício. Isso não poderia ser feito de qualquer jeito.

        Após o seu batismo, abriram-se os céus, o Espírito Santo desce como pomba e depois Deus Pai fala. João Batista estava presenciando a Trindade reunida. Mas o que aquilo significava? Significava que Jesus estava sendo publicamente ungido e aceito por Deus para seu propósito principal. Como vemos em Mateus 1. 21:
        "(...) porque ele salvará o seu povo dos pecados deles."

        Cristo é ao mesmo tempo a oferta e o ofertante, o cordeiro e o sumo sacerdote. Nós só somos aceitos por Deus por aquilo que Jesus fez por nós, porque Ele tomou o nosso lugar em tudo, desde seu batismo até sua morte.

        Temos que nos lembrar constantemente que não somos aceitos por Deus senão por meio de Jesus! Quando Deus olha para nós, vê miseráveis pecadores. Mas Cristo se coloca em nosso lugar e através Dele, Deus olha para nós e vê oferta perfeita. E por conta do seu sacrifício, Deus olha para nós e diz “Este é meu filho amado, em quem me comprazo”. 
                                                                                    Gabriel Benjamin Rosa

2 comentários:

  1. Excelente texto!!! É lindo ver como Deus manda seu próprio filho para morrer pelos nossos pecados!! Somos imerecedores de tal graça!!!

    ResponderExcluir