A primeira coisa que eu gostaria de chamar a atenção é para a semelhança que nós temos desse episódio com o que vemos no antigo testamento, quando o povo de Deus ficou 40 anos no deserto. Deuteronômio 8 versos 2 e 3 nos diz: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual O SENHOR, TEU DEUS, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te PROVAR, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”. Assim como o povo de Deus foi levado ao deserto para ser provado, Jesus Cristo também foi com esse mesmo propósito! Mais uma vez vemos que tudo o que está escrito no velho testamento aponta para a vida e obra de nosso Senhor! Ele toma o lugar do seu povo e passa por tudo isso, mas sem pecado algum!
Um segundo ponto a se ressaltar é a astúcia de satanás. Ele espera a ‘melhor hora’ para iniciar a tentação: Só depois de Jesus ficar 40 dias sem comer! Não podemos nos esquecer que Cristo não era apenas Deus, mas era homem também! E o texto diz que Ele sentiu FOME como qualquer outra pessoa sentiria. E foi nesse momento de fraqueza que satanás se aproximou para tentá-lo.
Vamos perceber também que de todas as 3 vezes que Satanás tentou o nosso Senhor, ele citou as Escrituras! Sim! Satanás conhece a Bíblia! E ele a usa de maneira muito astuta na hora das tentações, como fez com Jesus!
E é a partir disso que gostaria de finalizar. Esse texto nos mostra a IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS A PALAVRA DE DEUS PARA VENCERMOS AS TENTAÇÕES! É por isso que Jesus responde todos os ataques do diabo com textos Bíblicos (Dt 8.3; Dt 6.16; Dt 10.20)! Ele quer nos ensinar que a única forma de superarmos e vencermos qualquer tentação é por meio da Palavra de Deus! Seja o mundo, o diabo ou a nossa carne!
Então, leitor, se você conhece pouco a Bíblia comece a se preocupar! Pois você é alvo fácil do inimigo, está mais propenso a cair em pecado. Oséias 4.6 nos diz que “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Não seja assim! Aprenda mais da Palavra de Deus todos os dias. Conheça-a e pratique seus mandamentos.
O Salmo 119.11 nos fala exatamente sobre isso: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.
Não é por mágica que vencemos as tentações e nem porque somos crentes, simplesmente! Mas Deus nos deu um instrumento para que possamos nos fortalecer e não sermos presas fáceis. E o instrumento é este livro que está com você agora: A BÍBLIA.
Israel Quaresma
Que possamos estar sempre nos lembrando de pedir forças a Deus em nossas orações, cientes de que só Ele pode nos capacitar para vencermos o pecado. Excelente texto!!
ResponderExcluirEsse texto mostra que Jesus veio como homem, sem pecado, pois é Deus.
ResponderExcluirGosto muito deste trecho de deuteronômio em que Deus diz que colocou o povo no deserto em prol da humilhação e provação deles. Sempre me lembro disso ao passar por uma situação assim, pois o objetivo é gerar temor no nosso coração para que obedeçamos os mandamentos, e também reconhecermos que é o Senhor quem nos faz vencer qualquer situação, e nunca nós sozinhos.
ResponderExcluirÉ exatamente isso!!! A palavra de Deus deve estar sempre gravada em nossas mentes E CORAÇÕES. Que possamos amar a palavra de Deus cada dia mais!
ResponderExcluirexcelente texto.O instrumento" todos" tem, porem pouco a utilizam de forma eficaz.
ResponderExcluir