terça-feira, 8 de abril de 2014

Mateus 5. 38-42

        Olho por olho, dente por dente! Esta é a parte da lei que Jesus, agora, está interpretando! Muitos de nós, quando escutamos essa famosa frase, logo pensamos em algo muito rígido e duro. Mas quando Deus instituiu esta lei foi com o objetivo de promover a Sua justiça entre os homens: Se alguém ferisse seu próximo de tal modo que a vítima ficasse cega, o agressor deveria ter a mesma sentença. Se um indivíduo matasse outro, teria sua própria vida tirada! 

        Entretanto, novamente, os fariseus daquela época ensinavam este mandamento ao povo de forma distorcida! Eles usavam este mandamento como desculpa para se vingarem particularmente de seus agressores, sem dó nem piedade! É nesse contexto que Jesus fala: “Eu, porém, vos digo: resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;” Nosso Senhor está nos dizendo para NÃO nos ‘vingarmos com as próprias mãos’! Pelo contrário, sermos mansos (Mt 5.5) e procurarmos a justiça de Deus (Mt 5.6)! 

        Nos versos 40 e 41, Jesus usa duas imagens próprias da época dos judeus! Na primeira, vemos a túnica e a capa! Naquela época quando uma pessoa ficava devendo algo à outra, era demandado a túnica do seu devedor como garantia de que ele fosse pagar esta dívida! Cristo diz que além de fazer o que você deve fazer (dar a túnica) dê algo a mais (a capa).

        Na segunda imagem (andar uma milha) nosso Senhor se referia a uma prática que os Reis daquela época adotavam: Quando queriam mandar uma ‘carta’ ou recado para pessoas de longe, eles mandavam que um cidadão comum do povo cedesse seus animais e a sua companhia para o transporte do serviçal do Rei. Ou seja: aquele cidadão deveria levar o serviçal até o seu destino. E nesse contexto Jesus diz para não andar somente a ida, mas também a volta! Não somente uma milha, mas duas!

        Como Jesus mesmo iniciou esta parte do sermão do monte: “se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.” Diferente deles, devemos ser misericordiosos e levarmos o prejuízo ao invés de buscarmos fazer justiça com nossas próprias mãos! Diferente deles, se estivermos em dívida para com outra pessoa, devemos fazer muito além daquilo que nos é exigido! 

        E, finalmente, no versículo 42 lemos “Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes”. Esse texto que lemos hoje também faz parte do que veremos no texto de amanhã. Todas estas ações estão debaixo do amor ao próximo. Somente um coração humilde, manso, misericordioso, puro e pacificador é capaz de agir de tal maneira. Que Deus nos capacite a viver da forma como Ele mesmo viveu: em santidade.
                                                                                           Israel Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário